Depois de ameaçar o TikTok, governo Trump anunciou que quer banir todos os apps ‘não confiáveis’ chineses das lojas de aplicativos dos EUA. Ontem, o secretário de Estado Mike Pompeo deu mais detalhes do plano, batizado de ‘Clean Network’. Ele afirmou que o governo americano vai trabalhar em bloqueios de rede para limitar a capacidade de coleta de dados de servidores chineses.
O plano também prevê a remoção de apps chinese pré-instalados em smartphones de qualquer fabricante, e o maior monitoramento do tráfego da internet em cabos submarinos. Em um exemplo dessa política, o governo americano já anunciou que tem planos de barrar um cabo submarino construído por Google e Facebook em parceria com empresas chinesas.
A ambiciosa iniciativa Clean Network foi encarada com ceticismo por especialistas.Ao Verge, alguns deles observaram que o governo Trump está no meio de um processo eleitoral e pode não voltar no ano que vem. Além disso, o plano divulgado não contém detalhes técnicos de como as medidas serão executadas, nem fala sobre possíveis questões jurídicas que devem surgir.